A menos de 100 dias da COP26, países não conseguem avançar na agenda de negociação climática

G20 negociações climáticas

Enquanto a crise climática dá as caras ao redor do mundo, os governos seguem batendo cabeça em torno dos compromissos e ações necessários para se evitar o pior da mudança climática. Agora, eles correm contra o tempo para evitar que essa confusão resulte no colapso das negociações na próxima Conferência da ONU sobre Clima (COP26), que acontece em menos de 100 dias na cidade de Glasgow, Escócia.

O panorama não é o mais promissor. Depois do fracasso dos ministros do meio ambiente e energia do G20 em apresentar novos compromissos de financiamento climático para os países pobres, a pressão aumenta para a reunião de cúpula dos chefes de governo do grupo, programada para outubro na Itália.

Além de não avançar na questão financeira, o G20 também não conseguiu chegar a um acordo em torno de um objetivo coletivo para geração de emissões líquidas de carbono até 2050 e o abandono do carvão para geração elétrica ao longo da próxima década.

Sem novas ações e compromissos, o único avanço obtido pelos ministros foi quase simbólico – o de limitar o aquecimento do planeta em 1,5oC, em linha com o que foi definido pelo Acordo de Paris. Associated Press, Bloomberg, Financial Times e Reuters destacaram essa notícia. O Jornal Nacional (TV Globo) também abordou o assunto.

Para evitar o pior, o futuro presidente da COP26, Alok Sharma, recebeu neste domingo (25/7) os ministros de meio ambiente e clima de 51 países (entre eles, o Brasil), em Londres, para um encontro de dois dias.

De acordo com o governo britânico, a ideia é elencar e discutir questões-chave a serem resolvidas pelos países durante a Conferência de Glasgow – como financiamento, adaptação e mercado de carbono – de maneira a facilitar o entendimento até novembro. “Espero que possamos usar esta oportunidade para discutir soluções tangíveis e que possamos sair dessa reunião com uma visão mais clara dos resultados finais de Glasgow, bem como uma unidade de propósito para entregá-los”, disse Sharma.

AFP e G1 destacaram o encontro de ministros em Londres. Já Financial Times, Guardian e TIME abordaram os principais desafios e obstáculos no caminho dos países até a COP26.

 

Leia mais sobre COP26 e negociações climáticas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.