Crise climática: cientistas começam revisão final de novo relatório do IPCC

crise climática

Enquanto eventos extremos se disseminam mundo afora, o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC) iniciou nesta 2a feira (26/7) a revisão final do próximo relatório sobre o estado da ciência do clima e as perspectivas do aquecimento global para as próximas décadas. Nas próximas duas semanas, cientistas e representantes de 195 governos fecharão os últimos detalhes do 6º relatório de análise do IPCC (AR6). O documento servirá de insumo importante para negociadores e líderes internacionais definirem os últimos pontos para a implementação do Acordo de Paris na próxima Conferência da ONU sobre Clima (COP26), em novembro, em Glasgow.

Desde 2013, quando o 5º relatório (AR5) foi lançado, o panorama político, econômico, social e climático mudou substantivamente. Nesse período, o IPCC também aprofundou recortes específicos de análise, sistematizados nos relatórios sobre a meta de 1,5oC de aquecimento e os impactos da mudança do clima em ecossistemas terrestres e marinhos. Por essa razão, a expectativa é de que o AR6 traga insumos mais claros e específicos, em particular sobre os cenários de aquecimento e seus diferentes impactos ao redor do mundo. Não à toa, um dos capítulos do relatório abordará a intensificação dos eventos extremos. O resumo executivo do AR6 está programado para ser divulgado no próximo dia 9, com os capítulos integrais sendo lançados ao longo dos próximos meses.

AFP, BBC e Reuters destacaram as expectativas em torno do AR6 do IPCC e seus reflexos potenciais nas negociações climáticas da COP26.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.