Importante para absorver carbono, manguezais sofrem com degradação ambiental e acúmulo de lixo

27 de julho de 2021

Ontem (26/7), celebrou-se o Dia Internacional para Conservação dos Manguezais, um ecossistema litorâneo que pode nos ajudar a conter o aquecimento global, mas que vem sofrendo com a devastação crescente em todo o mundo. Um estudo da Global Mangrove Alliance (GMA) lançado nesta 2ª feira mostrou que os humanos são responsáveis por mais de 60% das perdas desse ecossistema, com a conversão desse terreno para agricultura e urbanização como dois dos principais fatores por trás desse prejuízo. Hoje, existem 136 mil km2 de manguezais remanescentes em todo o mundo (uma área do tamanho da Costa Rica) e quase 20% desse ecossistema estão na Indonésia e em outros países do Sudeste Asiático.

“Estamos em uma encruzilhada. A ciência nos mostrou dados convincentes que descrevem o imenso valor dos manguezais para as pessoas – para absorção de carbono, adaptação climática, oferta de peixes e madeira, proteção costeira, turismo e muito mais”, observou Mark Spalding, da The Nature Conservancy (TNC), envolvido na pesquisa. “Os manguezais são um grande ativo, mas se deixarmos de valorizá-los e protegê-los adequadamente, perderemos mais do que qualquer investimento financeiro já feito neles”.

O Globo Rural e a CNN Brasil destacaram a situação dos mangues no Brasil. Dados do ICMBio de 2018 mostraram que 40% das áreas naturais desse ecossistema no país desapareceram ao longo do século passado, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. A maior parte dos manguezais remanescentes no Brasil está na Amazônia, com mais de 1,2 milhão de hectares ainda existentes. O problema é que, com o avanço do desmatamento, essas áreas estão cada vez mais ameaçadas.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar