Vendas de carros elétricos sobem no Brasil

Brasil carros elétricos vendas

Mesmo com o risco cada vez mais preocupante de racionamento elétrico por causa do colapso na geração hidrelétrica, o mercado de carros elétricos no Brasil segue crescendo. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), citados pela Infomoney, mostram que as vendas da categoria somaram 13.899 unidades em junho passado, representando 1,4% do total de automóveis comercializados naquele mês. O setor espera que as vendas sigam crescendo a despeito das dificuldades na geração de eletricidade para os próximos meses.

Ainda assim, o mercado brasileiro de carros elétricos ainda é bastante tímido quando comparado com outros países. A CNN Brasil mostrou uma análise recente, destacada por nós aqui, que aponta para uma adoção mais lenta da tecnologia elétrica pelos consumidores brasileiros.

Na Europa e na China, os carros a combustão estão recebendo “sentenças de morte” por parte dos governos, que estabeleceram prazos para o fim da produção de novos veículos desse tipo ao longo da década de 2030. Em contraposição, no Brasil, esse debate praticamente inexiste. Por trás disso, estão pontos como a falta de incentivos governamentais para acelerar a eletrificação da frota e baratear o preço dos modelos elétricos, além da ausência de infraestrutura básica para circulação e recarga deles.

Em tempo: A montadora Fiat lança no próximo dia 3 seu primeiro modelo elétrico no mercado brasileiro – o Fiat 500e. O veículo conta com um conjunto de baterias de 42 mWh, com autonomia de até 322 km. A velocidade máxima não ultrapassa os 150 km/h. A notícia é do Estadão.

 

Leia mais sobre carros elétricos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.