Indústria automobilística brasileira defende etanol na transição para carros elétricos

12 de agosto de 2021

O estudo da ANFAVEA sobre os caminhos para a eletrificação da frota automotiva brasileira seguiu tendo repercussão nesta 4ª feira (11/8). Destacamos esse assunto ontem: de acordo com a entidade, a indústria prevê investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos 15 anos. Isso permitirá uma expansão da produção e das vendas desse modelo no país, ainda que de maneira mais lenta do que vem sendo visto em outros países: em 2030, a estimativa é de que os elétricos representem entre 12% e 22% do total de vendas de veículos novos, e de 32% a 62% em 2035.

No Valor, Marli Olmos explicou que a indústria automobilística brasileira enxerga o etanol como um combustível de transição importante e, por isso, aposta na ampliação do uso dessa tecnologia no mercado brasileiro. De acordo com o estudo, o uso mais intensivo de etanol na frota circulante pode reduzir sozinho em até 15% o volume de emissões até 2035.

Para tanto, o setor dependerá de políticas públicas do governo, inclusive como um argumento para facilitar a “venda” dessa ideia às matrizes das montadoras no exterior, cada vez mais preocupadas com as incertezas econômicas do Brasil. Além de incentivos, a indústria também espera mais proatividade na renovação da frota, com restrições à circulação de veículos antigos e mais poluentes como impulso para os motoristas trocarem seus carros por modelos novos e flex.

As projeções da ANFAVEA sobre a eletrificação da frota automotiva no Brasil também tiveram destaque na Agência Brasil, Automotive Business, CNN Brasil, Estadão e Poder360.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar