Contagem regressiva para a COP26: o que o mundo precisa fazer nos próximos dois meses

1 de setembro de 2021

Faltando dois meses para o começo da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), o panorama diplomático e político global ainda é marcado pela incerteza sobre as condições para a realização do encontro e seus resultados potenciais. Na Bloomberg, Jess Shankleman destacou a via-crucis do futuro presidente da COP, Alok Sharma, que segue visitando diversos países para “medir a temperatura” dos diferentes governos e de suas pretensões para o encontro em Glasgow no mês de novembro. Uma das incertezas está na posição dos dois maiores emissores de carbono no mundo – Estados Unidos e China. Nesta semana, o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, visitará Pequim com o objetivo de alinhar expectativas e convencer esse governo a se comprometer com metas climáticas mais ambiciosas antes da COP26. A conversa promete ser bastante complicada: além das tensões políticas entre os dois países, o governo de Xi Jinping tem reforçado que não pretende apresentar novos compromissos climáticos e que a preocupação está na implementação das obrigações e responsabilidades já assumidas pelo país. Associated Press, Bloomberg e Reuters deram mais informações.

Enquanto isso, os policiais de Glasgow já estão se preparando para proteger as autoridades que visitarão a cidade e responder a eventuais manifestações públicas durante a COP26. De acordo com o governo escocês, cerca de 10 mil policiais serão destacados a cada dia durante a Conferência, uma das maiores operações de policiamento já realizadas no Reino Unido. BBC e Guardian destacaram essa preparação.

Ainda sobre a Escócia, a ativista Greta Thunberg deu um “puxão de orelhas” daqueles no governo local. Em entrevista à BBC, Greta disse não considerar a Escócia uma liderança mundial em mudança do clima, a despeito da aprovação recente de uma nova legislação climática para o país, elogiada pela secretária-executiva da UNFCCC, Patrícia Espinosa, como “inspiradora”. Além disso, Greta disse que sua participação na COP26 “não está 100% certa”, o que depende das condições impostas pela ONU e pelo Reino Unido para a entrada e participação de representantes de nações em desenvolvimento.

 

ClimaInfo, de setembro de 2021.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar