Metas climáticas seguem insuficientes para a limitação do aquecimento global em 1,5°C

metas climáticas

Mesmo com os alertas recentes do IPCC sobre a gravidade da crise climática e a necessidade de ações substanciais de mitigação já nesta década, os objetivos climáticos definidos pelos países nos últimos meses seguem muito aquém do necessário para conter o aquecimento do planeta e as piores consequências da mudança do clima.

O alerta é do Climate Action Tracker, que divulgou nesta semana mais uma análise agregada das contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) apresentadas pelos governos no âmbito do Acordo de Paris.

De acordo com a análise, os compromissos dos países até agora reduziriam, se cumpridos, em apenas 15% a lacuna de emissões evitadas necessárias para limitar o aumento da temperatura média da Terra neste século em 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. O puxão de orelha mais forte recaiu sobre os países que apresentaram NDCs revistas sem elevar a ambição de suas promessas – como é o caso do Brasil, país que apresentou uma nova NDC que, ao invés de aumentar a meta de redução de emissões para 2030, deixou-a mais fraca. A NDC brasileira foi classificada pela análise como “altamente insuficiente”.

A bem da verdade, nenhuma das 20 maiores economias do mundo conseguiu apresentar compromissos climáticos efetivamente alinhados ao objetivo de 1,5°C do Acordo de Paris. Apenas um país, a Gâmbia, apresentou uma NDC classificada como “compatível” com o limite. Outros países, como Costa Rica, Etiópia, Marrocos, Nigéria e Reino Unido, tiveram compromissos considerados como “quase suficientes”.

“Quase todos os países desenvolvidos precisam fortalecer ainda mais suas metas para reduzir as emissões o mais rápido possível, implementar políticas nacionais para alcançá-las e apoiar mais países em desenvolvimento na transição. Os países em desenvolvimento também precisam atualizar suas metas e políticas, mas também mostrar um caminho para reduzir suas emissões o mais rápido possível se forem apoiados financeiramente – e indicar claramente o apoio de que precisam”.

Associated Press, Bloomberg, CNN, Euractiv, Guardian e The Hill destacaram a análise do Climate Action Tracker sobre as NDCs atuais para o Acordo de Paris.

Em tempo: Um grupo de pesquisadores, ambientalistas, empresários e políticos vem se reunindo para desenvolver uma nova meta de mitigação para o Brasil sob o Acordo de Paris. Como informou Daniela Chiaretti no Valor, a ideia é apresentar um conjunto de três cenários que consideram diferentes níveis de redução de emissões e os impactos econômicos e sociais decorrentes das decisões. A intenção do grupo que compõe a iniciativa “Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030” é lançar as propostas durante a COP26 e oferecê-las aos candidatos à Presidência nas eleições de 2022.

 

ClimaInfo, 16 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo