Imazon: desmatamento em agosto foi o maior em dez anos na Amazônia

20 de setembro de 2021

A floresta amazônica brasileira perdeu mais de 1,6 mil km2 de vegetação em agosto, o maior índice para o mês em uma década, de acordo com dados do sistema SAD/Imazon. Trata-se de um aumento de 7% na taxa de desmatamento observada no mesmo mês em 2020 e consolida uma situação preocupante: desde janeiro, 7.715 km2 de floresta foram derrubados, área 48% maior do que a registrada nos oito primeiros meses de 2020. No acumulado dos últimos 12 meses, o desmatamento registrado pelo Imazon foi de 10.583 km2. Agosto também foi o 5º mês deste ano em que o desmatamento atingiu o pior cenário desde 2012: de março até agosto, os últimos cinco meses tiveram a maior área de floresta destruída em dez anos.

Mais uma vez, o Pará encabeçou os estados com maior taxa de desmatamento, com 638 km2 de vegetação destruída, o que representa 40% da devastação observada na Amazônia Legal. O estado também concentrou seis das 10 Unidades de Conservação do ranking das que mais desmataram e metade dos municípios, Terras Indígenas e assentamentos. O Amazonas foi o 2º estado com maior desmatamento em agosto, com 412 km2 de floresta derrubada (26% do total). Mas duas cidades do sul amazonense ocuparam os primeiros lugares entre os municípios com maior desmatamento no período: Lábrea e Boca Acre, ambas com 185 km2 de destruição florestal.

CNN Brasil, G1, Jovem Pan, Metrópoles, O Eco, O Globo e Poder360, entre outros, destacaram essa notícia.

Em tempo: Rafael Garcia descreveu n’O Globo a situação da divisa entre Amazonas e Rondônia, área tomada por desmatamento e queimadas nos últimos tempos. Em alguns locais, a circulação sem a companhia de policiais é praticamente impossível dada a presença armada de jagunços, grileiros e madeireiros. Em Lábrea (AM), o cenário em campo evidencia o tamanho da operação financeira por trás do desmatamento na Amazônia. “Para promover desmates tão grandes numa área de fronteira da atividade agropecuária, sem infraestrutura, é preciso ter muito capital. Essa área está sendo ocupada por gente que tem muito dinheiro”, explicou Ane Alencar (IPAM).

 

Leia mais sobre desmatamento Amazônia e governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de setembro de 2021.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar