Desmatamento e crise hídrica: uma relação de causa e efeito

28 de setembro de 2021

O avanço do desmatamento na Amazônia e em outros biomas brasileiros pode ser decisivo para que o Brasil fique condenado a experimentar crises hídricas sucessivas, a despeito de ser o país com o 2º maior patrimônio hídrico potável do planeta.

“A gente sempre culpa o clima porque está chovendo menos, mas a responsabilidade é nossa, das políticas ambientais”, explicou Paulo Artaxo (USP) para O Globo. Ele destacou evidências científicas recentes de que a derrubada da floresta amazônica reduz a evapotranspiração (evaporação da água do solo, junto com a transpiração das plantas), o que resulta em incidência menor de chuvas na região central do país. “Não adianta olhar pra cima e ver se chove menos ou mais. É preciso trabalhar para a preservação dos mananciais e tratar de reduzir drasticamente o desmatamento da Amazônia”.

O resultado da devastação florestal e consequente falta de chuvas pode ser visto no outrora imponente Araguaia. O Metrópoles mostrou o sofrimento de pescadores e ribeirinhos com o rio seco. “Eu penso nos meus netos, que não vão ver o que eu já vi”, lamentou o pescador aposentado Vanderlino Caetani Lopes. “Você vinha e tinha peixe grande que não existia linha que aguentava pegar ele. Hoje você tem linha e não tem o peixe. A degradação é uma loucura”.

Em tempo: O governo do Pará refutou a proposta da Norte Energia para transformar mais de 3,5 mil metros cúbicos de madeira nobre amazônica, derrubada durante a construção da usina de Belo Monte, em carvão. De acordo com o Estadão, as autoridades paraenses querem que essa madeira, estocada desde 2015, tenha destinação social para construção de moradias, pontes e espaços públicos no Estado. O IBAMA ainda não deu resposta ao pedido da concessionária.

 

ClimaInfo, 28 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar