“Nobel ambiental” premia iniciativas climáticas na Costa Rica e na Itália

premio ambiental príncipe william

O Earthshot Prize, criado pelo príncipe britânico William, realizou no último domingo (17/10) sua primeira premiação em Londres, destacando projetos que ajudam a conter as emissões de gases de efeito estufa e criar resiliência climática em comunidades afetadas pela mudança do clima. O evento contou com a participação do naturalista David Attenborough e de Christiana Figueres, ex-chefe da UNFCCC e uma das arquitetas do Acordo de Paris.

O governo da Costa Rica foi um dos premiados, na categoria “proteger e recuperar o meio ambiente” pelos esforços de conservação florestal e recuperação ecossistêmica. A cidade de Milão, na Itália, foi premiada pelo trabalho de aproveitamento de resíduos alimentares não utilizados em restaurantes e supermercados, que agora são destinados à alimentação de famílias mais pobres. Na categoria “limpar o nosso ar”, a premiada foi a empresa indiana Takachar, que criou uma máquina portátil que transforma resíduos agrícolas em fertilizantes, além do projeto Coral Vita (Bahamas), que restaura recifes de corais. Por fim, uma iniciativa de pesquisadores das Alemanha, Itália e Tailândia foi premiada por desenvolver uma tecnologia que usa energia renovável para produção de hidrogênio limpo.

Cada premiado recebeu um milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 7,5 milhões) e os demais finalistas receberão ajuda de grandes empresas para desenvolver seus projetos. Associated Press, BBC, CNN Brasil, Deutsche Welle, NY Times e Reuters repercutiram a premiação.

 

ClimaInfo, 19 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.