Um novo mercado de emissões de metano para adiar o fim da exploração de gás natural

metano compensação redução emissão

A S&P Global Platts e parceiros inventaram o certificado de performance de metano (MPC) para premiar os esforços dos produtores de gás natural que reduzem vazamentos. Estes poderão receber MPCs em quantidade proporcional a quão abaixo de um limite forem seus vazamentos. O valor inicial deste limite é 0,1%. Os criadores estimam que quase metade da produção americana de gás natural vaza acima disto.

A conta é feita para que 1 MPC equivalha à produção de 1 milhão de BTUs de gás sem vazamentos. Foi criada uma plataforma para escriturar os MPCs. Esse novo crédito de metano pode ser vendido às térmicas que precisam compensar suas emissões (queimando gás). A S&P exige que as medições sejam auditadas e transparentemente reportadas. Por enquanto, a novidade só vale nos EUA.

Fica a impressão de mais um esquema para prolongar a vida do setor que explora combustíveis fósseis. Reduzir vazamentos deveria ser mandatório e não uma fonte de renda adicional. As especificações do programa estão no site da plataforma e o site da S&P tem mais informações. A Bloomberg fez uma matéria curta a respeito.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.