Entidades desmentem conversas com ministro do meio ambiente sobre proposta brasileira para a COP26

joaquim leite

O ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, gosta de dizer que o governo federal dialoga com todos os setores e busca um entendimento em sua política ambiental, em um claro esforço para superar a péssima imagem deixada pelo antecessor dele na pasta.

O problema é o governo seguir insistindo no monólogo. Segundo o ministro, quase 220 instituições e empresas teriam sido contatadas pela pasta nas últimas semanas; o problema é que, para muitas delas, isso jamais aconteceu.

Mas, no Estadão, André Borges relatou o desmentido feito por diversas organizações da sociedade civil, que afirmam não ter mantido diálogos com Leite em torno das propostas do Brasil para a COP26. “Foi com surpresa que tomei conhecimento que o WWF-Brasil estava incluído entre as organizações ouvidas pelo governo federal ao longo deste ano para construir o posicionamento oficial do Brasil na COP26. Não participamos de nenhuma conversa com o governo brasileiro sobre esse assunto”, disse Maurício Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil.

A estatal paulista Sabesp e o Instituto Centro de Vida (ICV) também desmentiram ter conversado com o ministro sobre a COP26. Da mesma forma, o secretário de meio ambiente de Pernambuco, José Bertotti, contestou que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), do qual faz parte, tenha sido consultado pelo governo federal sobre a proposta brasileira para a COP26. “É uma situação completamente estranha”, disse ele.

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.