OCDE convida Brasil para discutir precificação global de carbono

OCDE Brasil

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chamou o governo brasileiro para participar de uma discussão internacional acerca da precificação de carbono. As conversas acontecem em um esforço para evitar que o tema vire motivo de guerra comercial entre os países, já que grandes mercados, como o da União Europeia, estão avançando com propostas de taxação unilateral de importações baseada na pegada de carbono dos produtos.

A ideia é criar um grupo de trabalho para mapear possibilidades para a precificação das emissões de carbono no âmbito global, de maneira a apresentar uma proposta consensual para análise pelos países da organização.

Segundo informou Assis Moreira no Valor, o convite foi apresentado ao ministro da economia, Paulo Guedes. O governo brasileiro ainda não respondeu à proposta, mas teria sinalizado interesse no assunto.

Por falar em comércio, o Valor também destacou a atenção especial que representantes da União Europeia terão com o Brasil na COP26. O bloco quer analisar eventuais compromissos ambientais apresentados pelo governo Bolsonaro em Glasgow para ver se consegue destravar o acordo comercial com o Mercosul. Esse também é um objetivo da delegação brasileira na Conferência, como parte da estratégia publicitária para recuperar a imagem internacional do país no tema ambiental.

 

ClimaInfo, 27 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.