UE discute plano para cortar emissões de metano do setor fóssil

24 de novembro de 2021

A Comissão Europeia está preparando um plano para reduzir as emissões de metano, conforme acordo assinado em Glasgow. A Reuters teve acesso a uma versão preliminar que tornaria mandatório o reporte anual de uma estimativa da quantidade de metano que vaza das instalações das várias partes do setor de petróleo e gás, de poços a refinarias e passando por todos os dutos no caminho. Junto, as operadoras terão que reportar as ações que tomarão e o acompanhamento destas, também anualmente.

Entre poços, processos e transporte, estima-se que o metano responda por 10% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia. Mais da metade deste metano vem da agropecuária europeia, um quarto vem dos vazamentos do setor fóssil, 20% do tratamento de resíduos e 5% de outras fontes.

Lá, como aqui, é mais fácil começar pelos vazamentos, onde há maior possibilidade de controle, e este faz sentido economicamente. O noticiário do Parlamento Europeu também comentou o documento. O processo legislativo da União Europeia é lento e espera-se que o documento vire lei em dois anos.

Em todo caso, o Parlamento aprovou uma reforma do setor agro europeu. O discurso, segundo Chloe Farand, do Climate Change News, alinha o setor com os objetivos climáticos. Mas ambientalistas contestam dizendo que a reforma vai ao encontro aos interesses dos grandes do setor, incentiva a superprodução e impacta negativamente a biodiversidade. Robin Ehl, também no Climate Change News, também comenta o texto e também acha que ele pouco modifica o setor.

 

ClimaInfo, 25 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar