Clima extremo nos EUA: tornados matam quase 100 pessoas

clima extremo EUA

Neste final de semana, uma série de tornados atingiu o sudeste dos Estados Unidos. Segundo o Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), 36 tornados foram registrados, sendo que o mais devastador arrasou uma área de 365 quilômetros no estado do Kentucky.

Não à toa, a situação mais grave aconteceu no Kentucky, onde pelo menos 90 mortes foram confirmadas até ontem à tarde, a maior parte em decorrência do colapso de uma fábrica de velas em Mayfield. De acordo com o governador do estado, Andy Beshear, a amplitude do desastre ainda é desconhecida, já que muitas cidades foram atingidas pelos ventos fortes, com distritos inteiros derrubados ao chão. “Esta noite (de 6ª para sábado) foi uma das mais difíceis da história do Kentucky. É devastador”, desabafou Beshear.

Os tornados também causaram destruição e mortes em outros estados. Em Illinois, os ventos derrubaram um depósito da empresa Amazon em Edwardsville, onde ao menos seis pessoas morreram. Os bombeiros e as autoridades locais ainda buscavam por sobreviventes neste domingo, sem ter certeza quanto ao número de desaparecidos. Os tornados também atingiram Arkansas, Missouri e Tennessee.

No sábado, o presidente Joe Biden lamentou as perdas decorrentes dos tornados e reforçou como esse fenômeno meteorológico pode ficar mais frequente e potente no futuro por conta da mudança do clima. “O fato é que todos nós sabemos que [eventos extremos] ficam mais intensos quando o clima está esquentando”, destacou Biden.

Esse ponto também foi reforçado pelo Washington Post, o qual consultou climatologistas e meteorologistas sobre o potencial dos tornados em um planeta sob aquecimento. Diferentemente de outros eventos, como ondas de calor e tempestades tropicais, os tornados são mais difíceis de serem efetivamente associados à mudança do clima, por seus tamanhos relativamente pequenos e curtas durações. No entanto, a força dos tornados da última 6ª feira sugere algum efeito do aquecimento global sobre o fenômeno. Os dados ainda estão sendo consolidados, mas existe a possibilidade de que os diferentes tornados registrados se tratem de apenas um fenômeno isolado.

CNN Brasil, Estadão, Folha, g1 e O Globo trouxeram mais informações sobre os tornados no sudeste norte-americano. Já o NY Times fez um mapa interativo sobre o impacto dos tornados e a destruição causada por eles.

 

ClimaInfo, 13 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.