A corrida (e os atalhos suspeitos) pela água no Cerrado baiano

15 de dezembro de 2021

Nos últimos anos, o Brasil se acostumou a ver no noticiário situações de crise hídrica em diversos pontos do país. A falta de chuvas e, por tabela, de água evidenciou como esse recurso natural vital está ficando escasso em tempos de crise climática, o que impulsionou mudanças nos costumes de consumo hídrico das famílias e empresas.

Nada disso parece ter sensibilizado o agronegócio no oeste da Bahia, que vive um boom em uma das últimas fronteiras de desmatamento do Cerrado. Lá, o agro avança sobre estoques de água, passando por cima de comunidades ribeirinhas, pescadores e pequenos agricultores. A Pública fez uma série mostrando como o uso da água se tornou ponto de conflito no Cerrado baiano.

Uma das reportagens destacou o papel de Márcia Cristina Telles, secretária do meio ambiente e ex-diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), na liberação de licenças ambientais e de outorgas de uso de recursos hídricos. Em maio passado, quando Telles assumiu interinamente o cargo na secretaria (ela foi efetivada no último dia 4 pelo governador Rui Costa), um grupo de organizações socioambientais da Bahia a acusou de transformar o INEMA em um mero “cartório” em favor dos grandes interesses econômicos. Outra reportagem mostrou o caso da SLC, uma das principais beneficiadas de outorgas de recursos hídricos no Cerrado baiano, com autorização para captar e utilizar mais de 145 milhões de litros de água subterrânea por dia na bacia do rio São Francisco. A empresa tem entre seus acionistas até mesmo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com o grande agro fazendo a festa, quem fica sem água são os que mais dependem dela para sua subsistência. Onde antes a água era abundante e de fácil acesso, agora há terra ressecada pelo recuo das margens de rios e riachos da bacia do São Francisco.

 

ClimaInfo, 15 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar