Financiamento para adaptação não chega aos países mais vulneráveis

21 de janeiro de 2022
adaptação climática

Estudo publicado no Carbon Brief conclui que quase metade das nações mais vulneráveis ​​ao clima do mundo, do Haiti ao Afeganistão, perdeu a primeira rodada de doações para projetos de adaptação do Fundo Verde para o Clima (GCF) da ONU.

Já foram distribuídos mais de US$ 5 bilhões durante sua primeira onda, entre 2015 e 2019, contribuindo para as obrigações mais amplas de financiamento climático das nações ricas.

Especialistas regionais disseram ao Carbon Brief que a falta de dados, conhecimentos e recursos tem sido barreiras para navegar no sistema GCF e apoiar projetos climáticos.

A questão é que os países que deveriam ser priorizados não têm capacidade para realmente apresentar as propostas e levar esses projetos adiante.

Em tempo: FMI apresenta plano de empréstimo de US$ 50 bilhões para clima e resiliência, o que pode ajudar  países de baixa e média renda. Cerca de 75% dos países do FMI seriam elegíveis para empréstimos, informa a Bloomberg.

 

ClimaInfo, 21 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar