Aquecimento e perda de gelo aceleram expansão de vegetação nativa na Antártica

15 de fevereiro de 2022
Ártico vegetação nativa

Na última década, o aumento das temperaturas na Antártica e a redução da cobertura de gelo fizeram com que a vegetação se espalhasse com rapidez em algumas regiões, conforme estudo realizado por um grupo de cientistas nas ilhas Signy e Órcades do Sul. O estudo foi publicado na Current Biology e comentado na DW e no The Guardian.

O fator primário dessas mudanças é o aquecimento do ar durante o verão, e o secundário é a redução da população de focas nas ilhas. O motivo da diminuição do número desses animais, que costumam se deslocar sobre essas plantas e esmagá-las, é desconhecido, mas estaria provavelmente associado a mudanças na disponibilidade de alimentos e nas condições do mar.

Em tempo: O The Independent informa sobre nova pesquisa publicada na Nature que releva que o agravamento da crise climática está tendo um impacto acelerado nas costas do Ártico, com cada vez mais terras perdidas para o mar à medida que o permafrost (a camada do solo permanentemente congelada) derrete.

 

ClimaInfo, 16 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar