Seca no oeste dos EUA é a pior em 1,2 mil anos, apontam pesquisadores

15 de fevereiro de 2022
Seca EUA

A “megasseca” que afeta o oeste norte-americano há mais de duas décadas é considerada a pior em 12 séculos, sendo retratada como exemplo vivo dos impactos das mudanças climáticas provocadas pela ação humana.

A correlação entre este evento extremo e a crise do clima foi estabelecida por um estudo publicado na revista Nature Climate Change nesta 2ª feira (14/2). Os pesquisadores calcularam que pelo menos 42% da megasseca pode ser atribuída às mudanças climáticas causadas pela queima de combustíveis fósseis.

“O pior cenário continua piorando”, disse à Associated Press o hidrólogo climático e autor principal do estudo, Park Williams, da Universidade da Califórnia (UCLA). “Precisamos nos preparar para condições no futuro que serão muito piores do que isso”, alertou.

Segundo o pesquisador, existe uma relação direta entre a seca, o calor e os incêndios florestais que têm atingido a Califórnia nos últimos anos. Ele estima que a seca possa se prolongar por 23 anos, como indicou o New York Times, em matéria traduzida pela Folha.

À AP, Daniel Swain, cientista climático da UCLA que não fez parte do estudo, disse que, devido ao agravamento das mudanças climáticas, a seca deve se tornar permanente na bacia do rio Colorado ao longo do século 21. O estudo foi repercutido também no Guardian, Bloomberg, Washington Post e Wall Street Journal.

Em tempo: A seca também está intensificando a insegurança alimentar na região do Chifre da África. Segundo a Associated Press, 1,5 milhão de cabeças de gado morreram devido à estiagem que afeta a região. A produção de cereais está fortemente afetada, provocando uma crise humanitária principalmente na Somália, na Etiópia e no Quênia. Estamos à beira da catástrofe, disse Rein Paulsen, diretor de emergências e resiliência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A expectativa é de que o período chuvoso, entre março e maio, ajude a amenizar a situação, bem como investimentos de 130 milhões de dólares em ajuda emergencial.

 

ClimaInfo, 16 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar