Um século em 30 anos: cientistas dos EUA alertam para risco de elevação do nível do mar até 2050

EUA elevação do nível do mar

Não será tão catastrófico quanto no filme O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow), mas o bicho vai pegar principalmente nas costas do Golfo e Leste dos Estados Unidos. Um estudo lançado na 3ª feira (15/2) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e outras seis agências federais dos EUA levantou a bandeira vermelha e apontou que, até 2050, os níveis dos mares vão subir de 25 a 30 centímetros e aumentar a frequência das inundações durante a maré cheia, mesmo em dias ensolarados, bem como a frequência das marés com potencial destrutivo durante tempestades.

Partes da Louisiana e do Texas serão as mais afetadas, com mares até 45 centímetros mais altos. Isso indica que o aumento do nível do mar nos próximos 30 anos será o equivalente ao observado durante todo o século passado, quando o aumento do nível do oceano Atlântico registrou aceleração na comparação com os 2.000 anteriores. Até 2060, São Petersburgo, na Flórida, terá mares 60 centímetros mais altos.

Nicole LeBoeuf, diretora da NOAA, disse à AP que o custo será alto, já que 40% dos norte-americanos vivem na região costeira. Embora os impactos sejam maiores durante as tempestades, cidades já vêm sofrendo com inundações durante marés altas. Quase 8 milhões de casas com custo de reconstrução de 1,9 trilhão de dólares, incluindo em cidades como Nova Iorque, Boston e Miami, correm o risco durante tempestades, destacou a Bloomberg. O estudo teve ampla repercussão na imprensa internacional, sendo noticiado também por Reuters, New York Times, Washington Post e Wall Street Journal.

 

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.