IEA: emissões globais de CO2 aumentaram a níveis históricos em 2021

emissões globais

As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia aumentaram 6% em 2021, atingindo a marca de 36,3 bilhões de toneladas, um aumento de 2 bilhões de toneladas, o nível mais alto já registrado. Essa é a conclusão da Agência Internacional de Energia (IEA), que apresentou nesta semana um panorama sobre as emissões de carbono associadas ao setor elétrico. A alta foi puxada principalmente pela queima de carvão, beneficiada pela retomada da atividade econômica pós-pandemia em alguns dos principais mercados energéticos do mundo, especialmente China e Índia.

O carvão foi responsável por mais de 40% do crescimento geral das emissões energéticas de CO2 em 2021, atingindo um recorde histórico de 15,3 bilhões de toneladas. Já as emissões de CO2 associadas ao gás natural se recuperaram para níveis acima dos de 2019, para 7,5 bilhões de toneladas. Por fim, as emissões de CO2 atreladas à queima de petróleo ficaram em 10,7 bilhões de toneladas, montante significativamente abaixo do cenário pré-pandemia; de acordo com a IEA, isso se deve principalmente à lentidão da retomada das atividades da aviação civil.

Os números evidenciam que as promessas de muitos países por uma retomada “verde” pós-pandêmica não saíram do papel. Pior: esses governos estão incentivando a continuidade do consumo de combustíveis fósseis ao longo desta década, contrariando seus compromissos climáticos sob o Acordo de Paris. CNBC e Reuters destacaram os números da IEA sobre as emissões de CO2 em 2022. Aqui no Brasil, o portal Um Só Planeta repercutiu a notícia.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.