Empresa chinesa promete 100 pontos de recarga para carros elétricos em SP até 2023

carros elétricos pontos de recarga
pexel

A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) anunciou que pretende investir R$ 10 bilhões na produção de veículos híbridos e elétricos no estado de São Paulo nos próximos anos, sendo que parte desse valor será destinado para a instalação de 100 pontos de recarga elétrica nas principais cidades paulistas. Os equipamentos de recarga serão montados nos pontos de venda e serviços da GWM, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante. Também serão instaladas estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.

O anúncio foi feito junto com o governo do estado, que destacou a criação de 2 mil vagas de trabalho no curto prazo na região de Iracemápolis, no interior paulista, na reativação de uma antiga fábrica da Mercedes-Benz vendida recentemente à GWM. Os investimentos preveem também o desenvolvimento de fornecedores locais para que os carros fabricados no país tenham índice de nacionalização de 60%. Canal Energia, Estadão, g1, Garagem 360 e Inside EVs repercutiram a notícia.

As perspectivas de eletrificação da frota automotiva brasileira, ainda que bem distantes dos cenários de grandes mercados no exterior, também animam a General Motors. “O Brasil e os países vizinhos possuem as maiores reservas de matéria-prima utilizada na produção de baterias para veículos elétricos, como o lítio”, afirmou Mariana Willisch, vice-presidente de comunicação, relações públicas e ESG da montadora no Brasil. “Isso, aliado ao fato de que tem um parque industrial automotivo desenvolvido e um grande mercado consumidor, mostra que temos capacidade para ocupar um lugar de destaque em desenvolvimento, produção e comercialização internacional de veículos elétricos dentro de alguns anos”. A Automotive Business destacou essa fala.

 

ClimaInfo, 18 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.