Presidente da COP26 visita Brasil e defende novo impulso à transição energética

Alok Sharma Brasil
Daniel Leal / Reuters

O presidente da Conferência do Clima de Glasgow (COP26), Alok Sharma, realizou nesta semana sua 2ª passagem pelo Brasil desde que assumiu o comando das negociações climáticas da ONU. O britânico aproveitou a visita para conversar com representantes de governos federal, estaduais e municipais, além de lideranças da iniciativa privada e do setor financeiro. O foco do chefe da COP26 é manter os diferentes atores governamentais e não-governamentais engajados na transição energética para o carbono zero e no compromisso de neutralidade líquida das emissões até 2050.

O momento é desafiador: com o conflito entre Rússia e Ucrânia e seus reflexos na geopolítica global, a agenda climática tem sofrido com uma relativização na lista de prioridades políticas dos governos, intensificada pela alta nos preços da energia. Para o presidente da COP26, os países não podem cair na tentação de minimizar suas metas e ações climáticas face à instabilidade internacional. “Eu acho que os países entenderam que se você quiser ter segurança energética doméstica, se você quer estar em uma posição com algum controle sobre os preços, então o jeito de agir é com a geração de energia renovável local”, disse Sharma.

No Brasil, para complicar, ainda tem o calendário eleitoral, com todas as incertezas que uma disputa dessa natureza pode trazer ao cenário político. Questionado sobre isso, Sharma defendeu que o governo do país, independente de quem seja o vencedor na disputa de outubro, cumpra os compromissos assumidos sob o Acordo de Paris e avance na agenda climática. “Por isso é muito importante que tenhamos estratégias de longo prazo que demonstrem que (os países) estão implementando esses planos para atingir emissões zero de carbono até 2050”, afirmou. Estadão e Folha repercutiram a passagem do presidente na COP26 no Brasil.

 

ClimaInfo, 30 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.