Califórnia teme mais um verão sem chuvas e com incêndios florestais

4 de abril de 2022
Califórnia seca incêndios florestais
Mario Tama/Getty Images

A chegada da primavera trouxe apreensão às autoridades e aos moradores da Califórnia, nos Estados Unidos. Dados indicam que este começo de estação quente é o mais seco em décadas, sendo que o inverno recém-terminado deixou para trás o menor volume acumulado de neve em sete anos. O temor é de que essas informações prenunciem mais uma temporada seca marcada por temperaturas altas, falta de água e incêndios florestais – o que tem sido mais padrão do que exceção no oeste norte-americano nos últimos anos.

Como relatado pelo NY Times, todos os principais reservatórios do estado estão com níveis abaixo da média. Já a neve acumulada no último inverno representou menos de 40% do total esperado. Por conta disso, o governador Gavin Newson anunciou novas restrições ao uso de água entre os consumidores californianos, abrindo margem para a proibição de irrigação de jardins e gramados decorativos em empresas e estruturas públicas. A intensificação da seca aconteceu logo após um pico acentuado de chuvas no final de 2021: em dezembro, a Califórnia recebeu 150% do total de chuvas esperado para aquele mês. Ainda assim, o volume extra de água não foi capaz de compensar a chuva que não veio entre janeiro e março.

Para cientistas que acompanham os efeitos da seca e os impactos da mudança do clima na região, a analogia da corrida contra o tempo já está batida. “Estamos olhando para o cano de uma arma carregada com nossos recursos hídricos no Oeste dos EUA. Em vez de fugir ou nos proteger, esperamos que o gatilho não seja puxado”, escreveu Andrew Schwartz, da Universidade da Califórnia em Berkeley, no NY Times. “As atuais estratégias de monitoramento e modelagem da água não são suficientes para apoiar o número crescente de pessoas que precisam de água. Estou preocupado com a próxima semana, mês, ano e com os novos problemas que inevitavelmente enfrentaremos à medida que as mudanças climáticas continuarem e a água se tornar mais imprevisível e escassa”.

Associated Press, CNN, NPR, Reuters e Washington Post também abordaram a crise hídrica que se avizinha mais uma vez na Califórnia.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar