Califórnia teme mais um verão sem chuvas e com incêndios florestais

Califórnia seca incêndios florestais
Mario Tama/Getty Images

A chegada da primavera trouxe apreensão às autoridades e aos moradores da Califórnia, nos Estados Unidos. Dados indicam que este começo de estação quente é o mais seco em décadas, sendo que o inverno recém-terminado deixou para trás o menor volume acumulado de neve em sete anos. O temor é de que essas informações prenunciem mais uma temporada seca marcada por temperaturas altas, falta de água e incêndios florestais – o que tem sido mais padrão do que exceção no oeste norte-americano nos últimos anos.

Como relatado pelo NY Times, todos os principais reservatórios do estado estão com níveis abaixo da média. Já a neve acumulada no último inverno representou menos de 40% do total esperado. Por conta disso, o governador Gavin Newson anunciou novas restrições ao uso de água entre os consumidores californianos, abrindo margem para a proibição de irrigação de jardins e gramados decorativos em empresas e estruturas públicas. A intensificação da seca aconteceu logo após um pico acentuado de chuvas no final de 2021: em dezembro, a Califórnia recebeu 150% do total de chuvas esperado para aquele mês. Ainda assim, o volume extra de água não foi capaz de compensar a chuva que não veio entre janeiro e março.

Para cientistas que acompanham os efeitos da seca e os impactos da mudança do clima na região, a analogia da corrida contra o tempo já está batida. “Estamos olhando para o cano de uma arma carregada com nossos recursos hídricos no Oeste dos EUA. Em vez de fugir ou nos proteger, esperamos que o gatilho não seja puxado”, escreveu Andrew Schwartz, da Universidade da Califórnia em Berkeley, no NY Times. “As atuais estratégias de monitoramento e modelagem da água não são suficientes para apoiar o número crescente de pessoas que precisam de água. Estou preocupado com a próxima semana, mês, ano e com os novos problemas que inevitavelmente enfrentaremos à medida que as mudanças climáticas continuarem e a água se tornar mais imprevisível e escassa”.

Associated Press, CNN, NPR, Reuters e Washington Post também abordaram a crise hídrica que se avizinha mais uma vez na Califórnia.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.