Clima extremo: incêndios florestais se intensificam no Novo México

8 de maio de 2022
clima extremo Novo México
Jim Weber/Santa Fe New Mexican via AP

Meteorologistas e autoridades no sul dos Estados Unidos alertaram para uma intensificação dos focos de incêndio por conta da temperatura alta e dos fortes ventos. O fogo atinge praticamente todos os condados do Novo México e partes do Colorado. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, a situação pode avançar para um “evento climático de incêndio crítico perigoso, de longa duração e potencialmente histórico”.

O principal foco de incêndio, batizado de Hermits Peak, já perdura há mais de um mês. Ele já é o 2º maior incêndio registrado no estado na história recente, tendo consumido cerca de 68 mil hectares de vegetação.

O Novo México atravessou o final de semana em estado de alerta, com a governadora Michelle Lujan Grisham alertando que as condições podem se tornar ainda piores até amanhã (10/5) por conta do ar seco e das rajadas de vento que espalham os focos de incêndio e dificultam o trabalho dos brigadistas. “Peço a cada cidadão que faça tudo o que puder para evitar qualquer incidente adicional de incêndio, qualquer coisa que possa causar faísca”, pediu a governadora.

Na 5a feira passada (5/5), a Casa Branca decretou estado de emergência na área afetada pelo fogo no sul dos EUA. De acordo com as autoridades federais norte-americanas, o fogo já afetou uma área 78% acima da média observada na última década neste período do ano, o que evidencia como os incêndios florestais estão ocorrendo mais cedo do que o normal. O sudoeste do país está em alerta nível 4 (de 5) na escala de preparação nacional de incêndios desde 19 de abril, a data mais precoce em que isso aconteceu em mais de cinco décadas.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Reuters, Washington Post e Wall Street Journal, entre outros, trouxeram mais informações sobre os incêndios no sul dos Estados Unidos.

Em tempo: Ainda sobre o calor nos EUA, as agências reguladoras do setor elétrico na Califórnia já estimam que o estado pode enfrentar déficit de energia nos próximos meses por conta da chegada do verão e da demanda esperada por energia para abastecer equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. Segundo a Associated Press, estima-se que o mercado californiano terá 1,7 mil MW a menos de potência do que a necessária nos horários de maior demanda. Nos piores cenários, o déficit pode ser ainda maior, de até 5 mil MW. NY Times e Reuters também destacaram a notícia.

 

ClimaInfo, 9 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar