Fogo avança no sul dos EUA e se aproxima de Las Vegas

EUA incêndios florestais

Os incêndios no sul dos Estados Unidos seguem sem controle. No Novo México, estado mais atingido pelo fogo, as equipes de bombeiros e brigadistas correm contra o tempo para evitar que as chamas se aproximem de Las Vegas e de outras cidades do entorno. De acordo com a CNN, os incêndios já consumiram cerca de 90 mil hectares de vegetação, e o tempo seco e os ventos fortes facilitam a disseminação e a persistência do fogo.

A governadora do Novo México, Michelle Lujan Grisham, pediu ao presidente Joe Biden que declare situação de emergência no estado para permitir a liberação de recursos emergenciais para ajudar no combate ao fogo e no cuidado com as vítimas e os desabrigados. “Temos 6 mil pessoas evacuadas, famílias que não sabem como será o dia de amanhã”, disse Grisham. Além do apoio emergencial, ela pediu também recursos para recuperação de bacias hidrográficas e restauração das áreas florestais perdidas, especialmente aquelas em Terras Indígenas.

A Reuters destacou a angústia causada pelo fogo nas comunidades indígenas do Novo México: historicamente, estas possuem uma relação tensa com o poder público, com as autoridades federais restringindo o uso de Terras Ancestrais pelos indígenas locais. Agora, com as casas incendiadas, estas comunidades esperam pela ajuda do governo não apenas para se manter no curto prazo, mas também para recuperar suas casas. Associated Press e Independent também repercutiram o impacto dos incêndios no sul dos EUA.

Enquanto isso, o governo norte-americano anunciou uma série de restrições para preservar o nível do Lago Powell, um reservatório artificial no rio Colorado que se encontra em seu pior nível da história. A maior parte da água estocada está reservada para a geração hidrelétrica, que abastece consumidores em sete estados do sul norte-americano. Essa medida restringe o uso de água para irrigação, o que deve tornar a vida dos agricultores locais ainda mais difícil. NY Times e Reuters destacaram a notícia.

Em tempo: Ainda nos EUA, BBC e Washington Post mostraram a situação de Jamestown, na Virgínia, a 1a comunidade de colonizadores britânicos na costa leste norte-americana, fundada em 1607. O local entrou na lista de sítios arqueológicos e históricos ameaçados dos EUA por conta dos efeitos da mudança do clima. O principal problema está na elevação do nível do rio James, que banha uma das encostas das ruínas do vilarejo. A ocorrência mais frequente e intensa de tempestades também tem aumentado a quantidade de enchentes que atinge a região, inundando áreas de escavação e pesquisa arqueológica.

 

ClimaInfo, 5 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.