Clima extremo: em meio a onda de calor, Texas sofre com apagões

Texas apagão
Pixabay

O calor intenso que assola o sul dos Estados Unidos está causando problemas no sistema elétrico do Texas: a explosão na demanda por energia não está sendo acompanhada pela geração, o que está ocasionando apagões em diversos pontos do estado. Ironicamente, os texanos também sofreram com esse problema no começo de 2021, mas pelo motivo inverso – forte frio.

A empresa que administra a rede elétrica do Texas pediu aos consumidores que economizem no uso da energia para evitar novos blecautes, mas o problema pode se tornar mais difícil nos próximos meses: afinal, o verão ainda está para chegar e, com ele, o tempo mais seco e quente.

A Bloomberg destacou a análise do climatologista norte-americano Andrew Dessler, da Texas A&M University, sobre a onda de calor. Para ele, o calor acima do normal em plena primavera já é algo com que o Texas precisará se acostumar.

Ainda sobre o calor, a agência europeia Copernicus alertou que o verão pode ser marcado por um “calor sufocante” em diversos pontos dos Estados Unidos e Europa. Muitas das áreas com maior potencial de impacto estão nas zonas de produção agrícola, o que pode causar mais problemas no mercado global de alimentos. De acordo com os meteorologistas europeus, há uma probabilidade de 70% a 100% das temperaturas no nordeste dos EUA, Espanha, França e Itália ficarem bem acima da média de junho e agosto. Ao mesmo tempo, a chance de chuvas abaixo do normal em áreas da Europa central, França, Espanha, e do noroeste dos EUA é de mais de 50%. A Bloomberg deu mais informações.

 

ClimaInfo, 16 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.