Junção de frente fria com tempestade subtropical derruba temperaturas no Centro-Sul do Brasil

Brasil frente fria
Estadão conteúdo

Ainda não estamos no inverno, mas as temperaturas em boa parte do Brasil desabaram nesta 3ª feira (17/5), com a chegada de uma forte frente fria que deve trazer não apenas frio, mas também neve em alguns pontos da Serra Gaúcha. Para piorar, a formação de um ciclone na costa do Rio Grande do Sul trouxe fortes ventos que devem ampliar a sensação de frio no sul do país. 

A tempestade subtropical Yakecan se formou em alto-mar e ainda não se sabe se ela chegará ao litoral brasileiro. No entanto, os ventos superiores a 100 km/h devem causar impactos nos estados sulistas, além de no sul de São Paulo. Segundo o diretor do INMET, Miguel Ivan, existe o risco de que a tempestade evolua para um furacão caso chegue ao continente, tal como aconteceu em 2004 com o furacão Catarina.

Por ora, os meteorologistas brasileiros estão céticos de que isso aconteça, mas o vento deve causar problemas. A MetSul, por exemplo, estima que as rajadas podem chegar a 140 km/h no litoral gaúcho. Os impactos já estão sendo sentidos: um barco com três tripulantes naufragou na noite de 2ª feira (16/5), depois de virar por conta das fortes ondas do mar, causando a morte de uma pessoa. No Uruguai, outra morte foi registrada depois que uma árvore caiu sobre uma residência.

As temperaturas despencaram ao longo do dia de ontem em boa parte do Centro-Sul do Brasil. A probabilidade é de que esta 4ª feira (18/5) seja o dia mais frio do ano até agora, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C em praticamente todo o sul e em boa parte de São Paulo, incluindo a capital paulista. O Climatempo deu mais detalhes sobre as previsões para a semana.

Em Santa Catarina, os primeiros flocos de neve caíram na região de Urupema e Urubici na manhã de ontem. Turistas estão se dirigindo à Serra Gaúcha para aproveitar o frio fora de época e a possibilidade de  neve. Em São Joaquim, point tradicional dos amantes da neve no Brasil, ela ainda não tinha caído até o final desta 3a feira, mas registrou-se a ocorrência de chuva congelada. As mínimas nessa região podem ficar abaixo de 0ºC.

O Globo acompanhou ao longo do dia os registros de vento e frio no sul do Brasil. A notícia também teve destaque em veículos como CBN, Estadão, Folha e g1, entre outros.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.