Vendas de carros elétricos sobem 78% no primeiro trimestre de 2022 no Brasil

Brasil carros elétricos
InsideEVs

Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) destacaram mais um resultado positivo do mercado brasileiro de carros elétricos. A venda de modelos eletrificados leves aumentou 78% nos primeiros quatro meses de 2022 em relação ao mesmo período no ano passado, na contração da queda de 23% observada nas vendas gerais de carros no país. De janeiro a abril, foram emplacados 12.976 veículos elétricos e híbridos no Brasil, sendo 3.123 apenas em abril.

A participação dos elétricos e híbridos nas vendas gerais também aumentou: no 1o quadrimestre, ela foi de 2,5%, acima dos 1,8% do ano passado. No entanto, como assinalou o Inside EVs, a participação de mercado dos elétricos ainda é muito baixa: eles representam apenas 0,3% da frota automotiva brasileira, o que mostra o tamanho da lacuna que ainda precisa ser superada pelo setor no país para se aproximar do resultado dos principais mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa e China, onde a participação dos elétricos chega próxima dos 20%.

“Vemos há mais de dois anos um nítido contraste entre o crescimento dos eletrificados e a queda ou estagnação das vendas de veículos a combustão no Brasil”, observou Adalberto Maluf, presidente da ABVE. “Os números reforçam a necessidade de o governo ter uma estratégia de transição rumo à eletromobilidade, pois o mercado brasileiro já fez a sua opção preferencial pelo transporte limpo e sustentável”.

Autoshow, iG Carros e Webmotors destacaram os dados da ABVE.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.