Tempestade Yakecan atinge sul do Brasil e derruba temperaturas

19 de maio de 2022
ciclone Yakecan
Reprodução Twitter

A tempestade subtropical Yakecan atingiu os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na noite desta 3a feira (17/5), com ventos de 100 km/h. A ventania derrubou árvores, destelhou casas e provocou um blecaute em boa parte dos municípios gaúchos, afetando mais de 200 mil famílias. O vento intensificou a sensação de frio, derrubando os termômetros no Centro-Sul do Brasil nesta 4a feira (18/5). De acordo com o Climatempo, capitais como Belo Horizonte (10,2oC), Brasília (8,8oC), Goiânia (11,4oC), Cuiabá (11oC), São Paulo (7oC) e Rio de Janeiro (11,8oC) registraram as temperaturas mais baixas do ano.

Segundo a MetSul, Yakecan deve se afastar da costa brasileira, mas o vento e o frio devem perdurar até o final desta semana. Já no mar, o alerta é de forte ressaca e ondas que podem chegar a 5 metros nas praias do litoral gaúcho, segundo projeções da Marinha. A ressaca também deve atingir a costa de estados mais ao norte, como São Paulo e Rio de Janeiro. O Estadão e O Globo explicaram como a tempestade surgiu e o que a diferencia de outros fenômenos, como ciclones – o que, ainda bem, Yakecan não se tornou.

O frio intenso deve causar mais problemas na agricultura. O INMET alertou que o risco de geada pode afetar a produção de itens como milho, feijão, hortaliças, café e frutas. Os estados que podem ser mais afetados são Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Valor e UOL destacaram essa preocupação. Já O Globo mostrou que o frio afetou os preços internacionais do café tipo arábica, que dispararam mais de 10% nas últimas semanas, fechando a US$ 2.272 a tonelada nos contratos negociados na 3a feira.

Ainda sobre o frio, o podcast E Tem Mais (CNN Brasil) ouviu a meteorologista Josélia Pegorim (Climatempo) e o professor Humberto Barbosa (Universidade Federal de Alagoas) sobre a relação entre a mudança do clima e a maior ocorrência e potência de eventos climáticos extremos no Brasil e no mundo.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar