Carros elétricos e a corrida das montadoras pelo lítio

carros elétricos
Al Drago | Bloomberg

Com a demanda crescente por carros elétricos em mercados automobilísticos importantes, como na Europa, Estados Unidos e China, as montadoras estão vasculhando até mesmo no espaço para encontrar o lítio, metal crucial para a produção de baterias elétricas. A busca pelo lítio ganhou ares dramáticos nos últimos anos, com uma explosão na demanda que não foi acompanhada por aumento da oferta. Como resultado, os preços internacionais do metal subiram quase 500% no último ano, gerando uma crise de abastecimento que pode deixar gigantes do setor com as mãos atadas.

A Bloomberg fez um panorama da situação do lítio em todo o mundo. Na China, que produz cerca de 80% das baterias de íons de lítio do mundo, o governo tem pressionado fornecedores e fabricantes para contornar a escalada dos preços. Ao mesmo tempo, analistas financeiros e especialistas começam a esboçar um cenário de “vale-tudo” nos próximos anos, com as montadoras brigando umas com as outras pelos poucos fornecedores que poderão atendê-los.

O resultado disso é que o preço médio dos carros elétricos, que vinha em uma trajetória de queda na última década, ensaia um aumento neste ano, um reflexo da escassez de lítio associada a outros gargalos de matéria-prima, como a dos chips. Nos Estados Unidos, a CNBC destacou que o aumento da procura por carros elétricos, impulsionada pelo encarecimento dos combustíveis fósseis, criou “filas de espera” de clientes e fez os preços dispararem. Como resultado, o setor automotivo experimentou uma queda global nas vendas de carros a combustão e elétricos no último mês, com o desaquecimento sendo puxado por vendas abaixo do esperado na China e na Europa. A Reuters deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.