Refugiados aumentam e mudanças climáticas está na lista das razões 

Dia do Refugiado
© UNHCR in Bangladesh

O número de refugiados em todo o mundo ultrapassa atualmente o recorde de 100 milhões de pessoas, relata o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). “As pessoas que escapam a violência ou perseguição devem ser capazes de atravessar as fronteiras em segurança. Não devem enfrentar discriminação nas fronteiras ou ser-lhes injustamente negado o estatuto de refugiado ou asilo devido à sua raça, religião, sexo ou país de origem”, comenta o secretário-Geral da ONU, António Guterres, na página da ONU no Dia do Refugiado. A organização ainda destacou a discriminação nas fronteiras e a falta de abrigo e de segurança. Além disso, quem mais precisa está sendo negligenciado.

O Globo informou que dez países do continente africano encabeçam a lista dos que menos recebem financiamento para assistência humanitária, cobertura da mídia e ajuda internacional em questões migratórias. Isso evidencia a negligência no enfrentamento das crises humanitárias na África. Grande parte delas, conforme aponta o relatório anual do Conselho Norueguês para Refugiados (NRC), divulgado no início de junho, é de natureza prolongada e agravada por uma combinação desastrosa de diversos fatores, tais como movimentos de insurgência, violência contra civis, fome e desastres climáticos.

Enquanto isso, o g1 denuncia que agentes de segurança pública usaram gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra indígenas da etnia Warao, refugiados da Venezuela, segundo denúncia de grupo de apoio aos indígenas no centro urbano de Belém (PA). O g1 também, em outra matéria, destaca dados da ACNUR informando que mil indígenas da etnia Warao vivem no Pará refugiados da Venezuela. O relatório”Refúgio em Números” da agência, mostra que, desde 1985, o Brasil reconheceu cerca de 60 mil pessoas como sendo refugiadas, a maioria delas vieram da  Venezuela, seguidas por pessoas da Síria, da República Democrática do Congo e de Angola.  UOL, R7, Exame  e Folha de S. Paulo também trouxeram registros sobre a temática.

 

ClimaInfo, 22 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.