Onda de calor está fritando a Europa Ocidental

23 de junho de 2022

O verão chegou chegando no Hemisfério Norte. Depois de um mês de maio anormal – Portugal, por exemplo, registrou a maior temperatura para o período em 92 anos -, agora é uma onda de calor histórica que se espalhou do norte da África para a maior parte da Europa Ocidental.

Índices recordes para a época foram registrados na Alemanha, na França e na Suíça nesta semana, com termômetros marcando entre 36,9ºC e 43ºC. Em Biarritz, no sudoeste francês, foi registrado o maior recorde histórico de todos os tempos e períodos do ano, com 42,9ºC, informa o Valor. Secas e apagões também estão castigando a região.

Não é só a intensidade da onda de calor que está chamando a atenção dos meteorologistas, mas também a precocidade do fenômeno. De acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (WMO), algumas partes da Espanha e da França estão com temperaturas 10ºC acima da média para esta época do ano, quebrando muitos recordes mensais. “Como resultado das mudanças climáticas, as ondas de calor estão começando mais cedo e estão se tornando mais frequentes e mais severas devido às concentrações-recorde de gases de efeito estufa que retêm o calor. O que estamos testemunhando hoje é uma antecipação do futuro”, diz a WMO.

A combinação entre a seca e a onda de calor histórica – a pior em 40 anos – provocou incêndios na Espanha que devastaram 30 mil hectares na semana passada. Aviões jogaram água sobre a parte rural do oeste da Espanha para prevenir que o fogo voltasse a se alastrar, segundo informa a Reuters.

Sevilha, localizada no árido Sul da Espanha, tornou-se a primeira cidade a nomear e classificar ondas de calor, como já ocorre com furacões. No projeto-piloto, foram criadas três categorias, e a população será avisada com até cinco dias de antecedência, sabendo dos riscos à saúde aos quais estará exposta, informa a Reuters. A onda de calor repercutiu na imprensa internacional, como no The Washington Post, por exemplo.

Em tempo: O aquecimento global está alterando até a vida dos amantes do alpinismo no monte Everest, a montanha de maior altitude do mundo. Devido ao degelo, considerado perigoso, o Nepal vai mudar o acampamento-base da trilha para o pico do Everest. Além da mudança climática, também os impactos diretos da ação humana têm afetado a segurança na região. BBC traz os detalhes.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar