Geopolítica energética: Rússia bloqueia fornecimento de gás a países europeus

guerra ucrânia gás
Reuters

A Rússia interrompeu parcialmente o fornecimento de gás natural a dez países da União Europeia nesta 5ª feira (23/6), em mais uma escalada na crise geopolítica causada pela guerra na Ucrânia. O chefe de política climática da UE, Frans Timmermans, confirmou a declaração de estado de emergência inicial de gás, o que poderá impor restrições ao consumo do combustível para evitar o desabastecimento total. “O risco de interrupção total do gás é mais real do que nunca”, afirmou Timmermans, que também ressaltou a necessidade do bloco europeu seguir unido em sua estratégia de enfrentamento a Moscou na crise ucraniana. BBC, Financial Times, Valor e Wall Street Journal repercutiram a notícia.

Um dos países mais afetados pelo corte no fornecimento de gás russo é a Alemanha, principal consumidor desse combustível no mercado europeu. O ministro da economia do país, Robert Habeck, anunciou um plano para otimizar o consumo de gás por meio de incentivos à indústria e aos fornecedores de energia para economizar o combustível e disponibilizar gás excedente aos consumidores. Berlim também ressaltou que o risco de um racionamento de gás é real, mesmo que o mercado alemão consiga viabilizar novos fornecedores do combustível até o final do ano. Outra sinalização do governo alemão é para uma troca do gás em determinados setores econômicos por outros tipos de combustível, como o carvão. Deutsche Welle e Valor deram mais informações.

Ainda sobre a situação do gás na Europa, no Catar e na Noruega são dois dos produtores do combustível que vislumbram ampliar suas vendas aos países da UE nos próximos meses. A Bloomberg destacou a pressão do governo do principado do Golfo Pérsico para que os países europeus assinem um acordo de longo prazo para venda de gás, como uma maneira de amarrá-los ao combustível a despeito dos compromissos de transição para energia renovável do bloco. Menos rígida, a Noruega já confirmou aos parceiros da UE um aumento no fornecimento de gás; a expectativa é de que o país forneça cerca de 122 bilhões de metros cúbicos de gás neste ano, o que equivale a 100 TWh – quase a totalidade da produção norueguesa do combustível. A Reuters deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.