Com preços em alta e instabilidade no mercado, IEA projeta queda na demanda global por gás

demanda global gás
Étienne Laurent/EPA

Preços mais altos e instabilidade no fornecimento internacional devem impor restrições ao crescimento da demanda por gás natural nos próximos anos. De acordo com projeção da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda global por gás aumentará em 140 bilhões de metros cúbicos entre 2021 e 2025, menos da metade do aumento de 370 bilhões de metros cúbicos registrado nos cinco anos anteriores, incluindo o período inicial da pandemia.

“Os preços recordes de gás estão deprimindo a demanda e fazendo com que alguns consumidores mudem para carvão e petróleo, enquanto os recentes cortes acentuados nos fluxos de gás russo para a Europa estão levantando preocupações sobre a oferta antes do inverno”, alertou a IEA em nota. “A turbulência está prejudicando a reputação do gás natural como fonte de energia confiável e acessível, lançando dúvidas sobre o papel que se esperava que desempenhasse em ajudar as economias em desenvolvimento a atender à crescente demanda de energia e à transição para combustíveis menos carbono intensivos”.

Parte importante da instabilidade global no mercado de gás se deve à crise entre União Europeia e Rússia causada pela invasão do governo de Vladimir Putin à Ucrânia. Por um lado, os países europeus impuseram sanções à economia russa e iniciaram esforços para reduzir, ainda que marginalmente, a demanda por combustíveis fósseis produzidos por Moscou. Por outro lado, Putin está usando a dependência atual das principais economias da UE no gás russo para penalizá-las pelas sanções, por meio de cortes no fornecimento imediato de combustível. Ao mesmo tempo, outros produtores mundiais de gás, como Estados Unidos e os países do Golfo Pérsico, passaram a vender mais combustível para o mercado europeu, o que causou um efeito cascata de encarecimento dos preços ao redor do mundo.

Bloomberg, Guardian, Oil Price e Valor repercutiram a análise da IEA sobre o mercado futuro do gás natural.

Em tempo: Ainda sobre gás natural, a UE segue sob pressão da Ucrânia para barrar a inclusão deste combustível fóssil na categoria de fonte “verde” de energia dentro dos planos climáticos do bloco. O Parlamento Europeu deve votar nesta 4a feira (6/7) a inclusão do gás e da energia nuclear na chamada Taxonomia Verde da UE, o que permitirá a destinação de recursos bilionários para desenvolvimento de novos projetos energéticos baseados nesses combustíveis. Para o governo ucraniano, isso beneficiará diretamente os interesses da Rússia no mercado energético europeu. Bloomberg e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 6 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.