Incêndios ameaçam sequoias-gigantes na Califórnia

sequoias-gigantes incêndios
Noah Berger / AP

Desde o final de semana, o Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, sofre com um forte e persistente incêndio que ameaça uma das espécies de árvores mais famosas dos Estados Unidos: as sequoias-gigantes. O bosque de Mariposa, que reúne a maior parte dos exemplares da espécie em Yosemite, segue fechado desde sábado, com bombeiros brigando para manter o fogo longe de árvores com até 3 mil anos de idade.

Segundo a Associated Press, centenas de bombeiros estão atuando para combater as chamas e afastá-las das sequoias-gigantes. Não se sabe ainda a causa do incêndio; diferentemente de outras ocasiões que geraram fogo, não houve tempestade de raios, o que levanta a suspeita de que o incêndio foi causado por algum visitante. Como o solo está ressecado, por conta do forte calor que assola boa parte dos Estados Unidos nas últimas semanas, o fogo avançou com rapidez.

Uma das sequoias-gigantes ameaçadas pelo fogo é a Grizzly Giant, com mais de 60 metros de altura e idade estimada em mais de 2 mil anos. Como abordou o NY Times, o tamanho e a majestade da árvore encantou naturalistas e até um presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, que, depois de acampar ao seu pé, estabeleceu proteção federal para a região de Yosemite. Na época de Roosevelt, há mais de um século, pensava-se que as sequoias-gigantes fossem resistentes ao fogo, por suas dimensões e larga expectativa de vida. No entanto, os incêndios cada vez mais frequentes mostraram que nem mesmo esses gigantes naturais são imunes aos efeitos da mudança do clima.

CNN, Guardian, Los Angeles Times e Reuters também repercutiram os incêndios em Yosemite e a situação das sequoias-gigantes.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.