Baterias em estado sólido podem aumentar benefícios climáticos de carros elétricos

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T&E

Uma pesquisa apresentada pela organização Transport & Environment nesta semana comparou o desempenho de baterias elétricas em estado sólido com as de íon de lítio líquidas, bastante utilizadas hoje pela indústria de carros elétricos. O resultado mostrou que as baterias em estado sólido podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa desses veículos em quase 30%, além de utilizar menor quantidade de material em sua composição.

As baterias de estado sólido utilizam material cerâmico sólido ao invés de eletrólitos líquidos para transporte da corrente elétrica, o que torna estes equipamentos mais leves, mais rápidos de recarregar e, eventualmente, mais baratos. Essas baterias utilizam menos grafite e cobalto, ainda que utilizem até 35% mais lítio em comparação com os modelos de íons de lítio. As principais montadoras automotivas estudam a tecnologia, mas a expectativa é de que essas baterias comecem a ser incluídas nos veículos apenas a partir da segunda metade desta década.

“Os veículos elétricos já são muito melhores para o planeta. Mas a tecnologia de estado sólido é uma mudança radical porque sua maior densidade de energia significa muito menos material e, portanto, menos emissões, em sua produção, explicou Cecilia Mattea, da T&E. “A limpeza da maneira como extraímos e processamos as matérias-primas em baterias de estado sólido reduzirá ainda mais seu impacto climático. [Para tanto], melhorar os métodos usados na cadeia de suprimentos será fundamental”.

A Reuters repercutiu os principais pontos do estudo.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2022.

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