Novo governo australiano tenta retomar política climática abandonada por negacionistas

Austrália carvão
Bloomberg/Getty Images

Na última década, uma sucessão de governos do Partido Liberal, de tradição conservadora e negacionista da mudança do clima, desmontou as políticas climáticas criadas no final dos anos 2000 pelo Partido Trabalhista na Austrália, o que envolveu inclusive o fim de um sistema de precificação de carbono. Ironicamente, mas não surpreendentemente, o país experimentou inúmeros eventos climáticos extremos nesses dez anos anos, com destaque para os megaincêndios florestais de 2019-2020.

Incapaz de oferecer aos eleitores alguma alternativa minimamente séria para o enfrentamento da crise climática, os liberais foram derrotados pela oposição trabalhista na última eleição. Agora, sob o comando do primeiro-ministro Anthony Albanese, o país se prepara para recuperar parte das políticas abandonadas no passado e acelerar a transição para fontes renováveis de energia.

O caminho de Albanese, no entanto, não deve ser fácil. O governo apresentou nesta semana sua proposta-base ao Parlamento australiano: uma meta de redução de 43% das emissões de carbono em 2030 na comparação com 2005 (hoje, essa meta fica entre 26% e 28%) e um compromisso de descarbonização total até 2050, em linha com o que outros países prometeram nos últimos anos e que vinha sendo refutado pelo governo do antigo premiê Scott Morrison.

A proposta é positiva na comparação com o cenário deixado pelos liberais, mas não foi bem recebida entre aliados políticos de Albanese, especialmente os do Partido Verde australiano. Os parlamentares verdes pedem ao governo uma moratória em novos projetos de combustíveis fósseis no país, bem como uma restrição às exportações de carvão australiano. As duas medidas já foram descartadas pelo primeiro-ministro, sob a justificativa de que o contexto energético global não permitiria uma transição acelerada sem prejuízos à economia do país.

Entretanto, como esses aliados representam votos essenciais para o governo aprovar o pacote climático, Albanese terá que negociar com eles alguma alternativa que atenda a essas demandas ou que os convença a votar favoravelmente à proposta do governo.

Associated Press, Bloomberg, Guardian e Reuters repercutiram o pacote climático do novo governo australiano.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.