Sob pressão, UE quer retomar acordo comercial com Mercosul

16 de agosto de 2022

A continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia e os efeitos econômicos do conflito na União Europeia estão derrubando parte da resistência do bloco continental ao avanço do acordo comercial com o Mercosul, em suspenso desde 2019 por conta de preocupações europeias com os efeitos do tratado sobre o meio ambiente no Brasil. De acordo com a Reuters, representantes da UE contataram o governo brasileiro para buscar maneiras de destravar as conversas e finalizá-las o quanto antes.

Nos últimos anos, a escalada da destruição florestal na Amazônia e no Cerrado serviu para justificar a oposição formal de alguns países europeus à aprovação do acordo comercial com o Mercosul. Discutiu-se a possibilidade de assinar um documento adicional, no qual o Brasil se comprometeria com critérios mais rígidos de proteção ambiental como condição para que o acordo saísse do papel. No entanto, isso nunca se concretizou, em parte por desinteresse da própria UE. Entretanto, os reflexos da guerra na economia europeia, especialmente no fornecimento de energia e de alimentos, forçaram uma correção nessa estratégia.

“Essa discussão estava enterrada, eles voltaram a discutir o acordo justamente porque precisam de commodities agrícolas, minerais e energéticas, não podem contar mais com a Rússia, há o problema de disrupção da cadeia de suprimentos, excessiva dependência da Ásia”, explicou uma fonte do governo brasileiro ouvida pela reportagem. A expectativa de Brasília é de que a UE apresente alguma proposta de compromisso até o final do ano, possivelmente depois das eleições presidenciais de outubro no Brasil. A Folha publicou uma tradução da reportagem.

Enquanto isso, a CNN Brasil citou o embaixador da UE no país, Ignacio Ybáñez, que defendeu o acordo comercial com o Mercosul como sendo um compromisso de “comércio sustentável” entre os dois blocos. “A UE está firmemente comprometida em assinar o acordo assim que as condições o permitam. Temos no acordo o capítulo mais progressivo no que se refere ao comércio e ao desenvolvimento sustentável”.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar