Toyota e Honda na rabeira da corrida das grandes montadoras pelo mercado de carros elétricos

mercado carros elétricos
Paulo Langrocks / Zenit / Greenpeace

Enquanto o mercado de carros elétricos segue em expansão, as três maiores montadoras do Japão seguem na contramão e estão muito atrás de suas concorrentes europeias e norte-americanas. Um levantamento do Greenpeace do leste asiático mostrou Toyota, Nissan e Honda na rabeira do top 10 da produção global de carros elétricos.

O caso da Toyota é bastante explicativo sobre a apatia das montadoras japonesas com a tecnologia elétrica. No ano passado, de cada 500 veículos vendidos pela gigante japonesa, apenas um foi elétrico – ou seja, 0,2% das vendas totais da empresa, um percentual ínfimo quando comparado com a líder do ranking, General Motors (8,18% do total). “As montadoras tradicionais têm sido relativamente lentas em adotar veículos de emissão zero nos principais mercados”, destacou o Greenpeace.

No caso das empresas japonesas, o relatório assinalou seu esforço mínimo para ampliar a produção e a oferta de carros elétricos, bem como a descarbonização da cadeia de suprimentos. Curiosamente, a vizinha China continuou sendo o principal mercado para as montadoras no segmento eletrificado. No primeiro semestre de 2022, 96% das vendas globais de carros elétricos ocorreram na China, com os EUA respondendo por 3% do total.

“A crise climática já está aqui e estamos sentindo cada vez mais seus impactos. No mês passado, a Toyota suspendeu as operações de fabricação no oeste da China devido a ondas de calor recorde. As maiores marcas de automóveis do mundo precisam reconhecer sua própria contribuição para a crise climática e se comprometer com uma transição completa para veículos de emissão zero nesta década”, observou Ada Kong, do Greenpeace. Bloomberg e Reuters repercutiram esses dados.

 

ClimaInfo, 12 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.