MapBiomas: avanço da soja acelera perda de vegetação no Cerrado

Dia do Cerrado desmatamento
Marizilda Cruppe / Greenpeace

O dado é de cair o queixo: entre 1985 e 2021, a área ocupada por lavouras de soja no Cerrado cresceu 1.443%, se estendendo agora por quase 20 milhões de hectares, cerca de 10% do território do bioma. Se incluirmos a pecuária e outros cultivos, a área ocupada por lavouras no Cerrado chega a 25 milhões de hectares, quase do tamanho do Reino Unido. As informações foram divulgadas pelo MapBiomas no último domingo (11/9), Dia do Cerrado, como parte da nova coletânea de dados sobre ocupação e uso da terra no território brasileiro.

De acordo com o levantamento, pouco mais da metade (53,1%) da área total nativa do Cerrado segue coberta por vegetação natural. Desde 1985, a perda de vegetação nativa no bioma foi de quase 28 milhões de hectares, a maior parte sendo ocupada por monoculturas de soja. Mais recentemente, essa produção se intensificou no chamado MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia): juntos, esses estados respondem por 80% da conversão direta de vegetação para sojicultura entre 2011 e 2021. Outro destaque é Minas Gerais: as lavouras de soja explodiram de 14 mil hectares em 1985 para 2,4 milhões no ano passado.

“O Cerrado está passando por dois processos simultâneos de transformação. Por um lado, áreas já antropizadas, de pastagens, convertem-se em lavouras. Por outro, no entanto, vemos as lavouras entrarem diretamente sobre a vegetação nativa. Isso indica que o aumento de produção no bioma não está se dando graças a melhores práticas e manejo do solo, mas pela abertura de novas áreas de cultivo”, explicou Dhemerson Conciani, pesquisador do IPAM e membro da equipe de Cerrado do MapBiomas.

A perda de vegetação nativa no Cerrado preocupa, já que pode transformar uma das áreas mais pujantes da agricultura brasileira em um “forno”. Um estudo recente mostrou que, em algumas áreas do bioma, já se registrou um aumento de até 3,5oC na temperatura média nos últimos 15 anos. Além de mais quente, o Cerrado também está ficando mais seco, com a redução de área verde induzindo um déficit hídrico, com menos chuvas caindo na região.

Folha, Globo Rural e Poder360 repercutiram os dados do MapBiomas sobre o Cerrado.

Em tempo 1: O IPAM lançou ontem (12/9) o novo Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), que fará um acompanhamento mensal do desmatamento no bioma a partir de imagens de satélite. A nova ferramenta fornece alertas de desmatamento de áreas maiores de 1 hectare, atualizados mês a mês, considerando todos os tipos de vegetação nativa do Cerrado.

Em tempo 2: O Cerrado está sendo solenemente ignorado pelos candidatos aos governos estaduais da região. Uma análise do site ((o)) eco mostrou que a maioria dos candidatos a governador dos estados majoritariamente dentro do bioma não fazem qualquer menção a ele. Entre os presidenciáveis, o cenário é parecido: dos dez candidatos, apenas cinco citam o bioma.

 

ClimaInfo, 13 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.