“Guerra do dendê” no Pará: indígenas denunciam assassinatos e ataque de pistoleiros

Guerra do Dendê
Jornal Nacional / Rede Globo

Indígenas da etnia Turiwara denunciaram um ataque armado no último sábado (25) na comunidade Braço Grande, em Tomé-Açú, no noroeste do Pará. O ataque deixou três mortos e um ferido. De acordo com o g1, os Turiwara suspeitam que o crime teria sido cometido por pistoleiros a serviço de uma empresa exploradora de dendê, que também está envolvida em disputas de terras com os grupos indígenas.

“Eles chegaram para matar, atirando muito, matou três pessoas e uma das lideranças está ferida, baleada”, relatou uma testemunha. As quatro pessoas alvejadas estavam em uma pick-up branca que foi abordada por um veículo vermelho ocupado por homens com farda preta, característica de uma empresa de segurança que presta serviço à Brasil BioFuels (BBF). O g1 também publicou um vídeo que registrou o momento exato dos assassinatos.

Após o ataque a tiros, uma casa cultural da etnia Turiwara foi incendiada em Tomé-Açú. Nos dois casos, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que vai apurar as circunstâncias dos crimes junto com as autoridades paraenses.

De acordo com o UOL, equipes da Polícia Militar e Civil estão na região para investigar os casos e garantir a ordem pública e a segurança das comunidades indígenas.

O Jornal Normal Nacional da TV Globo repercutiu a notícia.

Após a publicação desta nota, a Brasil BioFuels (BBF) nos solicitou por e-mail a publicação da seguinte resposta: “A BBF lamenta os atos de violência noticiados e esclarece de forma veemente que não tem nenhuma ligação com o ocorrido. No veículo alvejado, segundo consta, a Polícia encontrou grande soma em dinheiro e arma de fogo. Um dos alvejados é criminoso contumaz e possui diversas rixas com gangues locais e com outras comunidades, sendo recentemente preso com munições de arma de fogo. A empresa reforça que entrará com medidas judiciais contra Parate Tembé, que vem tentando associar de forma caluniosa o nome da BBF a esses fatos trágicos ocorridos nesta manhã, objetivando ações de terrorismo e vandalismo contra a empresa e seus funcionários. Por fim, a BBF esclarece que não possui em sua frota veículos de cor vermelha, conforme mencionado.”

ClimaInfo, 26 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.