Clima extremo: furacão se aproxima da Flórida, e tufão deixa cinco mortos nas Filipinas

furacão Flórida
Drew Angerer/Getty Images

Poucos dias após a passagem do furacão Fiona, o Caribe se prepara para mais uma tempestade. O furacão Ian atingiu nesta 2ª feira (26/9) a categoria 4, com ventos de mais de 225 km/h sobre o Golfo do México. De acordo com a Associated Press, a tempestade deve passar hoje pela porção oeste da ilha de Cuba e seguir em direção ao estado norte-americano da Flórida até o final desta semana.

A potência do furacão Ian preocupa autoridades cubanas e norte-americanas. Em Cuba, cerca de 20 comunidades foram evacuadas ontem; em Havana, o governo preparava também o envio de equipes de salvamento para agilizar eventuais resgates. Já na Flórida, a principal preocupação está nas áreas em torno de Tampa e São Petersburgo – regiões que experimentaram seu último grande furacão há mais de um século. BBC, NPR, Reuters e Washington Post deram mais informações.

Enquanto isso, em Porto Rico, segue o drama de centenas de milhares de pessoas que continuam sem acesso à energia elétrica. Segundo a Reuters, cerca de 476 mil residências estavam sem energia na manhã de ontem, dias depois do furacão Fiona atravessar a ilha. Após atingir a costa atlântica do Canadá, o Fiona perdeu força e foi rebaixado para um ciclone pós-tropical. Ainda assim, no Guardian, o meteorologista Trevor Mitchell (MetDesk) explicou como o furacão chegou ao nordeste da América do Norte com tanta força.

“Os sistemas tropicais geralmente se fortalecem nessas regiões [com água mais quente], mas às vezes podem sustentar ou até se fortalecer em outros locais, dadas as condições favoráveis. As correntes oceânicas podem transportar água mais quente em direção aos polos, o que pode produzir tempestades em latitudes mais altas”, assinalou Mitchell.

Já nas Filipinas, a passagem do tufão Noru no último domingo (25/9) deixou ao menos cinco mortos. Além da destruição, impressionou a rapidez com a qual ele ganhou força: em seis horas, Noru passou de um furacão de categoria 1 para categoria 5, com ventos de mais de 250 km/h. Com isso, o tufão acabou surpreendendo muitas pessoas, que aguardavam por uma tempestade de menor força.

Associated Press, BBC, CNN, Reuters e Washington Post repercutiram a passagem do tufão Noru nas Filipinas.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.