Clima extremo: furacão se aproxima da Flórida, e tufão deixa cinco mortos nas Filipinas

27 de setembro de 2022
furacão Flórida
Drew Angerer/Getty Images

Poucos dias após a passagem do furacão Fiona, o Caribe se prepara para mais uma tempestade. O furacão Ian atingiu nesta 2ª feira (26/9) a categoria 4, com ventos de mais de 225 km/h sobre o Golfo do México. De acordo com a Associated Press, a tempestade deve passar hoje pela porção oeste da ilha de Cuba e seguir em direção ao estado norte-americano da Flórida até o final desta semana.

A potência do furacão Ian preocupa autoridades cubanas e norte-americanas. Em Cuba, cerca de 20 comunidades foram evacuadas ontem; em Havana, o governo preparava também o envio de equipes de salvamento para agilizar eventuais resgates. Já na Flórida, a principal preocupação está nas áreas em torno de Tampa e São Petersburgo – regiões que experimentaram seu último grande furacão há mais de um século. BBC, NPR, Reuters e Washington Post deram mais informações.

Enquanto isso, em Porto Rico, segue o drama de centenas de milhares de pessoas que continuam sem acesso à energia elétrica. Segundo a Reuters, cerca de 476 mil residências estavam sem energia na manhã de ontem, dias depois do furacão Fiona atravessar a ilha. Após atingir a costa atlântica do Canadá, o Fiona perdeu força e foi rebaixado para um ciclone pós-tropical. Ainda assim, no Guardian, o meteorologista Trevor Mitchell (MetDesk) explicou como o furacão chegou ao nordeste da América do Norte com tanta força.

“Os sistemas tropicais geralmente se fortalecem nessas regiões [com água mais quente], mas às vezes podem sustentar ou até se fortalecer em outros locais, dadas as condições favoráveis. As correntes oceânicas podem transportar água mais quente em direção aos polos, o que pode produzir tempestades em latitudes mais altas”, assinalou Mitchell.

Já nas Filipinas, a passagem do tufão Noru no último domingo (25/9) deixou ao menos cinco mortos. Além da destruição, impressionou a rapidez com a qual ele ganhou força: em seis horas, Noru passou de um furacão de categoria 1 para categoria 5, com ventos de mais de 250 km/h. Com isso, o tufão acabou surpreendendo muitas pessoas, que aguardavam por uma tempestade de menor força.

Associated Press, BBC, CNN, Reuters e Washington Post repercutiram a passagem do tufão Noru nas Filipinas.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar