STF julga responsabilidade do governo Bolsonaro na paralisação do Fundo Amazônia

9 de outubro de 2022
Fundo Amazônia

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na última semana o julgamento de um dos primeiros atos antiambientais do governo de Jair Bolsonaro, a paralisação do Fundo Amazônia. A relatora da ação e atual presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, leu seu relatório e, mesmo sem dar seu voto, deu a entender que o governo se omitiu ao deixar deliberadamente R$ 3,2 bilhões parados no Fundo enquanto a floresta amazônica sofria com desmatamento e fogo, como indica Cristiane Prizibisczki no site ((o eco)).

O Fundo Amazônia foi criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização, além de ações estruturantes para o desenvolvimento de uma economia pró-floresta. Seus principais doadores, Alemanha e Noruega, interromperam os repasses em 2019, quando o governo brasileiro extinguiu os comitês que orientavam as escolhas dos projetos, lembram g1 e Agência Brasil.

Além de Weber, a plenária de julgamento ainda contou com a sustentação dos proponentes e do procurador-geral da República, Augusto Aras, que assumiu a defesa do Poder Executivo, e não a dos interesses cidadãos, ao alegar que  “a União, por diversas vezes, mostrou que há um combate ao desmatamento na região amazônica”. A fala não se sustenta nem nos números do último setembro, quiçá dos últimos anos.

A data para início da leitura dos votos ainda não foi marcada.

Em tempo: O Senado Federal tem uma semana para votar a medida provisória que determina barreiras sanitárias nas Terras Indígenas para controlar o trânsito de pessoas e mercadorias. A MP 1.121/2022 foi aprovada na Câmara dos Deputados sem alterações e reedita medidas tomadas no auge da pandemia de COVID-19, prorrogando as ações até o fim do ano, informa a Agência Senado.

 

ClimaInfo, 10 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar