#ClimaSemFake – O ponto de não-retorno da Amazônia 

A Amazônia é fundamental para manter a estabilidade climática das Américas. Entretanto, nos últimos quatro anos, temos visto um aumento expressivo do desmatamento da maior floresta tropical do planeta, agravando a emergência climática e aproximando a Amazônia do tão temido ponto de não-retorno. Isso significa que o clima não será mais capaz de manter a floresta, iniciando um processo irreversível de savanização que poderá atingir 70% da Amazônia. Neste #ClimaSemFake, o renomado cientista Carlos Nobre, que estuda a floresta há décadas e foi recentemente eleito o primeiro membro brasileiro, desde o século 19, da academia científica internacional Royal Society, explica o que é o ponto de não-retorno e quais os riscos envolvidos com o desmatamento desenfreado da Amazônia associado ao agravamento do aquecimento global.

Confira as perguntas feitas nesta entrevista:

1:28 O que é o ponto de não-retorno da Amazônia? Estamos próximos desse ponto de inflexão?

6:18 Quanto da floresta desmatada poderia ocasionar o ponto de não-retorno? Como estão os percentuais de desmatamento?

10:52 Quais as ações integradas necessárias para zerar o desmatamento e evitar o pior? 14:32 Quais são os riscos de eclodirem novas pandemias na floresta, por conta do desmatamento?

———-

O ClimaSemFake é um programa de entrevistas do Instituto ClimaInfo. Toda semana, a equipe do ClimaInfo entrevista pessoas com muita propriedade em diversos assuntos relacionados a pauta socioambiental e climática. Em tempos de informações rasas, leituras apenas de manchetes e muita “fake news”, vamos nos aprofundar?

Assista mais vídeos do ClimaSemFake acessando nossa playlist: https://www.youtube.com/playlist?list…

———-

Inscreva-se no canal do ClimaInfo, ative o sininho, e nos siga em outras redes sociais, para não perder nenhuma entrevista da nossa série!

Site: https://climainfo.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/climainfo

Twitter: https://twitter.com/ClimaInfoNews

Instagram: https://www.instagram.com/clima.info/

Assine a newsletter: https://climainfo.org.br/assine/barata