#SOSLitoralNorte

O desastre que atingiu em cheio o Litoral Norte de São Paulo em pleno Carnaval, vitimando dezenas de pessoas, desalojando mais de 3.500 e deixando um rastro de destruição, não pode ser considerado “chuva de verão” ou “desastre natural”.

O nome disso é ‘evento climático extremo’, diretamente associado ao agravamento da emergência climática. A Ciência é clara em dizer que eventos extremos como esse serão mais intensos e frequentes em consequência do aumento da temperatura média do planeta provocado pela ação humana. Ações de adaptação e de mitigação são urgentes, bem como medidas de gestão de risco.

O geólogo Fernando Rocha Nogueira, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenador do Laboratório de Gestão de Riscos, aponta caminhos e oferece soluções concretas para a construção de sistemas de adaptação climática no Brasil nesta entrevista que concedeu ao #ClimaSemFake.

#SOSLitoralNorte e #JustiçaClimáticaJá!

———-

Inscreva-se no canal do ClimaInfo, ative o sininho, e nos siga em outras redes sociais, para não perder nenhuma postagem!

Facebook: https://www.facebook.com/climainfo

Twitter: https://twitter.com/ClimaInfoNews

Instagram: https://www.instagram.com/clima.info/

YouTube: https://www.youtube.com/@ClimaInfo

Assine a newsletter: https://climainfo.org.br/assine