Renováveis ajudam a conter alta nas emissões globais de energia

renováveis Europa
AP Photo/Martin Meissner

A crise energética que assolou o mundo em 2022 parece não ter tido muito efeito na intensidade de carbono do setor de energia. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), mesmo com a alta dos preços dos combustíveis fósseis e a busca dos países por mais reservas deles, as emissões globais de dióxido de carbono devem crescer pouco menos de 1% neste ano. Em grande parte, isso se deve à expansão da geração energética por fontes renováveis, que impediu um aumento mais acentuado das emissões do setor. 

Neste ano, a expectativa é de que as emissões globais relativas à energia sejam de 33,8 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, um acréscimo de apenas 300 milhões de toneladas. Esse crescimento é uma fração na comparação com a alta registrada nas emissões de energia no ano passado, quando elas saltaram quase 2 bilhões de toneladas. Segundo a IEA, se não fosse pela implementação de tecnologias de energia renovável e de eletrificação da frota automotiva ao redor do mundo, o crescimento das emissões em 2022 poderia ser até três vezes maior, chegando a quase 1 bilhão de toneladas.

“A crise energética global desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia levou muitos países a usarem outras fontes de energia para substituir o suprimento de gás natural que a Rússia reteve no mercado. A notícia encorajadora é que as energias solar e eólica estão preenchendo grande parte da lacuna, com o aumento do carvão parecendo ser relativamente pequeno e temporário”, afirmou Fatih Birol, diretor-executivo da IEA. “Isso significa que as emissões de CO2 estão crescendo muito menos rapidamente este ano do que algumas pessoas temiam – e que as ações políticas dos governos estão impulsionando verdadeiras mudanças estruturais na economia energética”. 

A geração solar fotovoltaica e a eólica estão liderando um aumento na produção global de eletricidade renovável em 2022 de mais de 700 terawatts-hora (TWh), o maior aumento anual já registrado. Sem ele, as emissões globais de CO2 seriam mais de 600 milhões de toneladas maiores neste ano. A rápida implementação da energia solar e eólica está na direção de responder por ⅔ na geração de energia renovável em todo o mundo. Ainda assim, a IEA projeta um aumento na geração termelétrica a carvão para o próximo ano, como reflexo de outras medidas tomadas pelos países para retomar a queima desse combustível durante o inverno no hemisfério norte. 

Associated Press e Reuters repercutiram os principais pontos dessa análise. Aqui no Brasil, a Folha também deu destaque para o assunto.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.