Renováveis ajudam a conter alta nas emissões globais de energia

20 de outubro de 2022

A crise energética que assolou o mundo em 2022 parece não ter tido muito efeito na intensidade de carbono do setor de energia. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), mesmo com a alta dos preços dos combustíveis fósseis e a busca dos países por mais reservas deles, as emissões globais de dióxido de carbono devem crescer pouco menos de 1% neste ano. Em grande parte, isso se deve à expansão da geração energética por fontes renováveis, que impediu um aumento mais acentuado das emissões do setor. 

Neste ano, a expectativa é de que as emissões globais relativas à energia sejam de 33,8 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, um acréscimo de apenas 300 milhões de toneladas. Esse crescimento é uma fração na comparação com a alta registrada nas emissões de energia no ano passado, quando elas saltaram quase 2 bilhões de toneladas. Segundo a IEA, se não fosse pela implementação de tecnologias de energia renovável e de eletrificação da frota automotiva ao redor do mundo, o crescimento das emissões em 2022 poderia ser até três vezes maior, chegando a quase 1 bilhão de toneladas.

“A crise energética global desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia levou muitos países a usarem outras fontes de energia para substituir o suprimento de gás natural que a Rússia reteve no mercado. A notícia encorajadora é que as energias solar e eólica estão preenchendo grande parte da lacuna, com o aumento do carvão parecendo ser relativamente pequeno e temporário”, afirmou Fatih Birol, diretor-executivo da IEA. “Isso significa que as emissões de CO2 estão crescendo muito menos rapidamente este ano do que algumas pessoas temiam – e que as ações políticas dos governos estão impulsionando verdadeiras mudanças estruturais na economia energética”. 

A geração solar fotovoltaica e a eólica estão liderando um aumento na produção global de eletricidade renovável em 2022 de mais de 700 terawatts-hora (TWh), o maior aumento anual já registrado. Sem ele, as emissões globais de CO2 seriam mais de 600 milhões de toneladas maiores neste ano. A rápida implementação da energia solar e eólica está na direção de responder por ⅔ na geração de energia renovável em todo o mundo. Ainda assim, a IEA projeta um aumento na geração termelétrica a carvão para o próximo ano, como reflexo de outras medidas tomadas pelos países para retomar a queima desse combustível durante o inverno no hemisfério norte. 

Associated Press e Reuters repercutiram os principais pontos dessa análise. Aqui no Brasil, a Folha também deu destaque para o assunto.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar