Investidores processam Volkswagen por falta de transparência sobre lobby anticlima

Volkswagen lobby anticlima
REUTERS/Matthias Rietschel

Um grupo de investidores-ativistas entrou com processo judicial contra a Volkswagen na Alemanha, acusando a montadora de não ser totalmente transparente quanto às suas atividades de lobby relativas à política climática. A ação é assinada por uma coalizão de fundos de pensão da Suécia, bem como o grupo dinamarquês de investidores Akademiker Pension e o Conselho de Pensões da Igreja da Inglaterra. Eles exigem que a direção da VW inclua um item sobre lobby na agenda de sua assembleia de acionistas.

“[Estamos] preocupados que, embora a gigante automobilística esteja defendendo publicamente a transição verde, ela possa estar realizando atividades de lobby que vão contra suas ambições climáticas declaradas, através da sua adesão a uma série de associações automotivas e empresariais. Essa possível contradição (…) expõe a empresa a danos reputacionais e operacionais e coloca em xeque a segurança de seus investimentos”, argumentaram os reclamantes em nota publicada pela ClientEarth, que apoia a ação.

De acordo com a ação, os investidores tentaram incluir na agenda da assembleia de acionistas deste ano uma discussão sobre as atividades de lobby da VW, o que foi rejeitado pela direção da empresa. Agora, seus autores pretendem esclarecer na Justiça se a companhia tem autoridade para rejeitar essa inclusão ou se, considerando o interesse dos investidores, ela deve divulgar essas informações. Bloomberg e Reuters deram a notícia.

Em tempo: Por falar em encrenca judicial, as petroleiras ExxonMobil, Shell, BP, ConocoPhillips e Chevron estão sendo processadas pelo governo do estado norte-americano de Nova Jersey por desinformação pública quanto aos impactos do consumo de combustíveis fósseis sobre o clima. As empresas são acusadas de “ocultar e negar sistematicamente seu conhecimento de que o consumo de combustível fóssil poderia ter um impacto catastrófico no clima”, de acordo com a ação. A ideia das autoridades de NJ é buscar uma responsabilização jurídica das empresas, o que pode abrir precedente para compensações por desastres climáticos ocorridos no estado, como tempestades, inundações-relâmpago e o avanço do nível do mar. Associated Press, Bloomberg e Inside Climate News deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.