Empresa relacionada a filho de Bolsonaro é beneficiada com 18 licenças de mineração em apenas dois dias

26 de outubro de 2022
Renan Bolsonaro liçencas mineração
Reprodução: Instagram

Mais uma vez, o filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro é pego em meio ao tráfico de influência no governo federal. O De Olho nos Ruralistas destacou o caso de uma empresa ligada a Jair Renan Bolsonaro que obteve no final de 2021, em apenas dois dias, 18 alvarás para pesquisa de mineração nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

A maior parte das licenças obtidas “a jato” pela Gramazini Granitos e Mármores Thomazini se concentra em Minas Gerais, mas a empresa também ganhou autorizações para pesquisa mineral no Rio Grande do Norte e no Paraná. Ao todo, a área autorizada é de quase 6,9 mil hectares, sendo que não há dados sobre a extensão de nove dos 18 alvarás.

A empresa é a mesma que em seguida conseguiu uma reunião com o então ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, logo depois de presentear o filho “zero-quatro” com um carro elétrico.

A atuação de Jair Renan é alvo de inquérito do Ministério Público Federal e da Polícia Federal desde o ano passado. A principal suspeita é de que o filho do presidente tenha vendido facilidades de acesso a figuras importantes do governo federal e do Distrito Federal em troca de benefícios ou ganhos injustificados. ((o)) eco também repercutiu esta notícia.

Em tempo 1: A Polícia Federal realizou na 3ª feira (25/10) uma operação de combate ao garimpo ilegal na região de Altamira (PA), quando prendeu uma pessoa com quase 1,5 kg de ouro ilegal retirado de Terras Indígenas. A Operação Teia Dourada apura um esquema de exploração e comercialização do ouro entre garimpeiros e empresários do município, que depois repassaram o metal para joalherias de todo o país. Agência Brasil e g1 deram mais informações.

Em tempo 2: Segue a novela do Projeto Autazes, da Potássio do Brasil, que pretende explorar o minério nas proximidades da Terra Indígena Jauary, no Amazonas. De acordo com o Valor, a empresa quer retomar o trabalho ainda em 2022, mas o processo de licenciamento ambiental está suspenso desde 2017, quando o Ministério Público Federal apresentou denúncia por falta de consulta pública informada com as comunidades do Povo Mura que habita a região, além de questionar a falta de demarcação de outras duas áreas indígenas nos arredores do empreendimento. Ainda que a consulta tenha avançado nos últimos tempos, a insistência do governo federal em não avançar com qualquer pedido de demarcação de novas Terras Indígenas está travando a negociação.

 

ClimaInfo, 27 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar