PIB Global pode reduzir cerca de 5% no longo prazo pela emergência climática

emergência climática PIB global
WTO.org

O Relatório Anual de Comércio apresentado na COP27 pela diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, alerta para a ameaça existencial para as economias de todo o mundo trazida pelas mudanças climáticas.

O relatório alerta também que a fragmentação em blocos do comércio mundial amplia o risco de atraso da transição para uma economia verde e torna esta transição mais cara.

Ngozi mostrou que isso poderia reduzir o PIB global em cerca de 5% no longo prazo, restringindo a concorrência e sufocando a inovação. O Valor repercutiu o relatório.

A perda de renda não será grave apenas para as economias emergentes e em desenvolvimento. O declínio da atividade econômica poderá ser mais severo porque sua estimativa considera apenas um conjunto limitado dos ganhos do comércio que seriam perdidos.

No relatório apresentado na COP27, a OMC deu destaque para a ausência de cooperação global em função das políticas climáticas ambiciosas trazerem prejuízo para todos. 

As consequências do aquecimento global  provocam perdas de produtividade, escassez de produção, destroem infraestrutura e transporte e provocam disrupção nas cadeias de fornecimento. Logo, sem reduzir as  emissões de gases de efeito estufa, muitos países deverão sofrer mudanças nas vantagens comparativas, com agricultura, turismo e alguns setores da indústria particularmente vulneráveis aos impactos climáticos.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.